Um mapa coroplético interativo que mostra as medida de Razão de Dependência no Brasil por estado. O mapa destaca tanto a Razão de Dependência Total, como a RD Jovem e RD Idosa.
A Razão de Dependência Total (RDT) no Brasil varia de 38,5 a 52,3. A composição do RDT, contudo, varia consideravelmente. No Amazonas, por exemplo, a RDT de 49,7 é majoritariamente função da enorme população jovem do estado; a Razão de Dependência Idosa é de apenas 8,9. Já no Rio Grande do Sul, por outro lado, com RDT similar de 46,2 tem RDI de 20,9. Atualmente, os estados com as menores RDT são o Distrito Federal (38,5), Santa Catarina (41,1) e Goiás (41,8).
A razão de dependência mede a proporção da população que depende, num sentido amplo, do trabalho da população economicamente ativa. No Brasil, o IBGE define a Razão de Dependência Total (RDT), como a razão entre o número de jovens e idosos e o número de adultos (em idade de trabalhar). Como critério de corte, define-se jovem como uma pessoa com até 14 anos e idoso como uma pessoa com 65 anos ou mais.Formalmente, define-se a RDT como: